Case:   

Planejamento cirúrgico para cisto ósseo aneurismático

Entenda o caso e saiba como a iPrint entregou dois biomodelos em menos de 24h (entre o contato inicial via whatsapp, projeto, confecção e entrega) que ajudaram no planejamento e auxílio cirúrgico.
O caso:
O caso trata de um paciente com suspeita de hemangioma e por isso foi feita uma embolização seletiva em ambiente hospitalar pelo grupo médico que conduz o caso. A suspeita não foi confirmada e, na biópsia o resultado histopatológico apontou para um cisto ósseo aneurismático que demandou uma intervenção cirúrgica de emergência. Diante dessa confirmação foi solicitado, através dos arquivos .DICOM da tomografia computadorizada, a prototipagem da mandíbula do paciente.
O que foi feito: 
Foram protipados dois biomodelos da área de interesse: uma peça fiel ao estado real apresentado no exame, para que o cirurgião pudesse simular a intervenção e também uma segunda peça com a face saudável da mandíbula espelhada.
A equipe da iPrint fez um espelhamento do lado sadio com o objetivo de criar um segundo biomodelo de mandíbula com os dois lados saudáveis. Este segundo modelo foi impresso para possibilitar a dobra de placas utilizando o lado espelhado - de anatomia igual ao lado oposto - para ser feita a reconstrução de mandíbula que poderia vir a ser ressecada caso não houvesse sucesso com o primeiro tratamento realizado.
c2fdc856-ce48-48cb-8da7-d8e988514e5e.jpg
Ficou interessado?
Reabilitação:
O planejamento cirúrgico, através de biomodelos, permite que o cirurgião intervenha na menor região possível. Também, a utilização de placas moldadas sobre uma superfície anatômica própria do paciente permite que o mesmo possua uma adaptação mais fácil e rápida.
Vantagens de utilização dos biomodelos no caso:
  • Com a simulação prévia da procedimento o cirurgião já tem uma noção clara do passo-a-passo da intervenção, acelerando assim o processo;
  • Redução de material utilizado;
  • Redução da área de intervenção; 
  • Melhor qualidade de vida pós-operatória do paciente.
Veja como ficaram os biomodelos prototipados!

Texto escrito por Augusto Neubauer

Agradecimentos: RadImagem Digital

whatsapp.png